22 de março de 2015

The duckling gets a cookie!?

Nossos alunos adoram o "Pigeon" e morrem de rir com suas histórias. O mesmo autor e ilustrados da trilogia do "Knuffle Bunny", Mo Willems, tb é o criador deste famoso personagem. Existem diversos livros com o "Pigeon". Por aqui temos quase todos da coleção e temos inclsuive alguns Dvds.



Após contarmos a história "If you give a mouse a cookie", resolvemos contar outra história que tb tivesse "cookie": "the duckling gets a cookie!?" (by Mo Willems). Nesta história, o "pigeon" não se conforma em ver que o "duckling" conseguiu um "cookie" com facilidade, ele apenas pediu e ganhou. Já o "pigeon" não tem esta sorte, quase nunca consegue o que quer... Mas como já o conhecemos de outras histórias sabemos bem o motivo: o "pigeon" grita demais e raramente é educado (já o duckling ao pedir o "cookie" lembrou de dizer "please").

Recentemente vimos que a Laura do blog Lalymom criou um jogo inspirado nesta história (clique aqui para imprimir). Modificamos um pouco a ideia da Laura e criamos o nosso jogo. É um jogo cooperativo onde o objetivo é: ensinar "good maners" ao "pigeon". Neste jogo cada criança é um "duckling" (brincamos que são todos irmãos) e eles precisam ensinar ao "pigeon" que é preciso ser educado e falar "please" para ganhar um "cookie".

Fizemos dois dados: um com números (de 1 a 3) e o outro dado com imagens (cookie, pigeon, duckling). Fizemos seis prendedores de roupa com imagem do "duckling" e apenas um com a imagem do "pigeon". Recortamos todos os "cookies" e plastificamos para que durassem mais.


COMO JOGAR:

Cada criança recebe o seu "duckling" e a professora será o "pigeon". Todos os "cookies" são colocados sobre a mesa (virados para cima).
Um de cada vez deve jogar os dados e agir de acordo com a imagem:
1. Dado com números: indica quantos "cookies" vc deverá pegar.
2. Duckling: vc deverá entregar a quantidade de "cookies" indicada a um irmão ou irmã. É importante lembrar que o outro "duckling" deverá pedir educadamente: "may I have a cookie please?".
3. Cookie: vc deverá pegar a quantidade de "cookies" indicada para si mesmo.
4. Pigeon: vc deverá entregar a quantidade de "cookies" indicada para o "pigeon". Nesta hora, o "pigeon" irá gritar e não será nada educado ("I want a cookie now!"). E o "duckling" deverá dizer "you have to be polite" ou "say please". O "pigeon" irá então pedir  novamente dizendo: "may I have a cookie please?" e o "duckling" irá entregar o "cookie".
O jogo termina quando não tiver mais "cookies" na mesa.

PS1: a criança deverá utilizar o prendedor de roupa para entregar ou pegar os "cookies".
PS2: Existem 2 tipos de "cookie": Os ducklings gostam de "chocolate chip cookies" e o Pigeon gosta do "cookie with the nuts". Então entregue o "cookie" correto para cada um.


2 comentários: