9 de agosto de 2017

AUGUST + SEPTEMBER: 5 SENSES

Durante os meses de Agosto e Setembro, o nosso tema será: 5 SENSES (taste, sight, touch, smell, and hearing)

Teremos diversas atividades, brincadeiras, músicas e histórias relacionadas com o tema.

Na nossa primeira aula trouxemos a "Mystery Box", já conhecida pelos nossos alunos. Dentro da mystery box estava algo para que eles tentassem adivinhar o que era através do TATO (TOUCH).

Trouxemos tb mais 3 surpresas para que tentassem adivinhar (de olhos vendados) o que era utilizando os outros sentidos: SMELL, TASTE, HEARING.

Foi muito divertido tentar adivinhar o que era sem utilizar a VISÃO (SIGHT)!!

Em breve compartilharemos aqui outras atividades que foram realizadas.



Five Senses Song


SENSE OF SIGHT:

Ao abordar este sentido (VISÃO), fizemos diversas atividades envolvendo as cores.

Press Here: 

Este livro interativo de Hervé Tullet é incrível!! A cada página, as crianças recebem instruções do que fazer "aperte aqui e vire a página" ou "bata palmas uma vez..." Para cada ação realizada pela criança algo acontece no livro. 
Recentemente descobrimos que também existia o jogo deste livro e é sensacional!! Os jogadores precisam colocar fichas coloridas (vermelho, azul e amarelo) nos lindos e coloridos tabuleiros (são 25 no total) para completar uma sequência de cores. Num primeiro momento parece ser simples, mas logo os jogadores percebem que existe uma lógica por trás... Este jogo fez sucesso entre nossos alunos de 3 a 7 anos!

Através desta história pudemos falar com alunos sobre as cores primárias (red, yellow, blue)  e cores que surgem quando as cores primárias são misturadas. Aproveitamos para assistir ao clip musical da banda OK GO: "primary colors" (veja abaixo).



Primary Colors - by OK GO


Depois, resolvemos fazer uma pintura com as cores primárias, mas de uma maneira diferente. Ao invés de utilizar pincel ou pintar com dedo, relembramos uma atividade que já fizemos por aqui com algumas turmas... Utilizamos bolinhas de gude ("marbles") para pintar. Um aluno de cada vez tinha que colocar 3 bolinhas de gude dentro de cada pote de tinta (cores utilizadas: red, yellow, blue). Prendemos o papel em uma bandeja plástica e jogamos as 9 bolinhas sobre o papel. A criança tinha que movimentar a bandeja para fazer com que as bolinhas de gude deslizassem e pintassem o papel. O resultado final? Uma verdadeira obra de arte! (vejam fotos abaixo):











Colors Dance Song - by Patty Shula:

Nossos alunos adoram esta canção!! E adoram dançar!! Aproveitamos para identificar diferentes cores nas roupas de cada um (vejam video abaixo - a criança que tiver a cor na sua roupa deve se levantar e dançar). Outras vezes pegamos lenços coloridos e distribuímos aos alunos. Ao ouvir a cor de seu peço o aluno deve levantar e dançar. 





SENSE OF HEARING:


Sounds Bingo:

Criamos um BINGO de sons. Escolhemos como tema os sons que ouvimos em casa. Cada aluno inicia o jogo com 6 cartas (cada carta com uma imagem - ex: avião, telefone, chuveiro, microondas...). No centro da mesa colocamos diversas partes de uma casa: telhado, porta, janelas... No nosso iPod estava a playlist com os sons de todas as cartas. As crianças tinham que identificar os sons. Caso tivesse a carta do som correspondente poderia virar esta carta para baixo e pegar uma parte da casa. O primeiro a montar a sua casa era o vencedor. 



Matching Sounds:

Para esta atividade pegamos 10 ovos plásticos coloridos e escolhemos 5 coisas diferentes para colocar dentro dos ovos (arroz, milho, bola de gude, clips, feijão). Tínhamos 2 ovos com o mesmo conteúdo. Explicamos aos alunos que cada ovo tinha um par. Como não era possível ver o que estava dentro de cada ovo, eles tinham que sacudir os ovos para identificar aqueles que produzissem o mesmo som. Alguns sons eram bem similares (feijão e milho) e a tarefa não foi simples. Todos curtiram muito este desafio!






Polar Bear, Polar Bear, What do you hear?



Cock-a-Doodle-Moo (by Orchard Toys):

Este jogo vem com um CD com sons da fazenda (trator, pato, vaca, cavalo...) Cada jogador recebe um tabuleiro individual e 6 cartas. Tocamos o CD e as crianças devem identificar os sons. Caso a criança tenha a carta com a imagem do som correspondente, esta carta pode ser colocada no seu tabuleiro. O primeiro a completar o seu tabuleiro com as 6 cartas é o vencedor. 



What do you hear? (by Super Simple Songs):




SENSE OF TASTE + SENSE OF SMELL: COOKING CLASS (STONE SOUP)

Repetimos uma atividade que já fizemos nos anos anteriores. Contamos a história "Stone Soup" para todas as nossas turmas e na aula seguinte todas as turmas prepararam esta deliciosa sopa! Escrevemos um post  (clique aqui para ler o post e ver as fotos) contando todos os detalhes desta atividade (receita tb esta disponível lá). 



No mesmo dia do preparo da sopa, aproveitamos para fazer uma atividade com "smelling bottles". Pegamos 6 potes e colocamos alimentos dentro deles. Com olhos vendados os alunos tinham que cheirar para primeiramente apenas identificar se o alimento dentro do pote havia sido utilizado no preparo da sopa ou não. Depois, mostramos aos alunos as fotos dos 6 ingredientes que tinhamos nos potes e cada um tinha que identificar cada ingrediente (sem olhar, apenas através do olfato). Foi muito divertido!


Os ingredientes dentro de cada pote eram:
- Banana
- Chocolate
- Cinnamon
- Onion
- Potato
- Carrot




SENSE OF TOUCH:


Books:

Temos diversos livros desta coleção. Todos são "touch & feel books". As crianças adoram sentir as diferentes texturas: soft, fluffy, rough, smooth, fuzzy...


Tactile Loto: 

Este jogo foi muito divertido e bem difícil. A roleta era dividida em 6 diferentes texturas e o jogo contem diversas cartas com estas mesmas texturas (todas colocadas dentro de um pequeno saco de tecido. Um de cada vez tinha que girar a roleta e sem olhar, encontrar a carta com a textura correspondente. 



Textures Collage:

Separamos diferentes material (algodão, papel lixa, papelão ondulado, papel aveludado, juta), de diferentes texturas (soft, fluffy, rough, bumpy) para que as crianças pudessem explorar e colar.



Touch & Feel - balloons:

Pegamos 6 bexigas roxas e enchemos cada uma com diferentes materiais: feijão, arroz, farinha, milho, lentilha, bola de gude. Fizemos o mesmo com 6 bexigas verdes. 

1. Uma das atividades propostas era que cada aluno separasse as bexigas em pares. Cada bexiga roxa tinha um par (bexiga verde) correspondente. Depois, cada um tentava adivinhar o que havia dentro de cada bexiga.

2. Outra atividade: disponibilizamos apenas 6 bexigas (de uma mesma cor) para cada aluno e tb 6 sacos plásticos transparentes que continham os diferentes materiais que estavam dentro de cada bexiga. Desta vez, o objetivo era identificar o que tinha dentro de cada bexiga, posicionando a bexiga junto do saco plástico com o material correspondente.












Sensory Path:

Já lemos a história "We're Going on a Bear Hunt" diversas vezes para nossos alunos. Resolvemos criar um "sensory path" (caminho sensorial) inspirado na história. Achamos que seria interessante a experiência de "sentir" com os pés ao invés de "sentir" com as mãos (como estamos mais habituados a fazer).

O nosso "sensory path" representava diferentes partes da história e era composto por: Water (rio); Mud (lama); Leaves (chão da floresta); Rocks (pedras da praia); Sand (areia da praia, onde fica a caverna do urso). Ao fim do caminho, ao invés de um grande e assustador urso,  todos podiam abraçar um fofo "baby bear" (de pelúcia). 











MONDAY 09:30 - TEACHER LAÍS



MONDAY 09:30 - TEACHER LARISSA



MONDAY 14:00 - TEACHER LARISSA




MONDAY 14:00 - TEACHER ISA



MONDAY 16:30 - TEACHER ISA




MONDAY 16:30 - TEACHER KATHY



TUESDAY/THURSDAY 09:30 - TEACHER LAÍS



TUESDAY/THURSDAY 09:30 - TEACHER LARISSA



TUESDAY/THURSDAY 14:30 - TEACHER LARISSA



TUESDAY 14:00 - TEACHER ISA




TUESDAY 16:30 - TEACHER ISA





TUESDAY 16:30 - TEACHER KATHY



WEDNESDAY 09:30 - TEACHER LAÍS





WEDNESDAY 16:30 - TEACHER KATHY


THURSDAY 16:30 - TEACHER ISA






THURSDAY 16:30 - TEACHER KATHY



FRIDAY 09:30 - TEACHER KATHY





FRIDAY 09:30 - TEACHER LAÍS




SaveSave

Nenhum comentário:

Postar um comentário